Chamada para Submissão de Trabalhos
Diretrizes para autores
** Solicitamos aos interessados que leiam atentamente todas as informações antes de submeter seu trabalho**
** Período para submissão dos trabalhos: entre 05/07 à 30/07/2021. PRORROGADO ATÉ 29/08/2021
Certifique-se que a submissão atende aos requisitos a seguir:
1.1 Os Resumos Expandidos deverão ser submetidos por meio eletrônico, digitados em formato compatível com Word, atentando-se ao tamanho máximo do arquivo 2,0 MB, em idioma português, inglês ou espanhol em folha de 18,5 x 26,5 cm com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,00 cm, fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples, com número mínimo de 3 (três) e máximo de 5 (cinco) páginas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações, anexos e apêndices (quando houver), de acordo com o templat e;
1.2 Os Resumos Expandidos devem conter, obrigatoriamente, Título, Palavras chaves (de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula) na língua original e traduzido para o português e o inglês, se essas não forem a língua original, além de Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais ou Conclusão e Referências bibliográficas. A subdivisão interna do texto é de critério dos autores, de acordo com o template.
Certifique-se que a submissão atende aos requisitos a seguir:
2.1 Os Trabalhos Completos deverão ser submetidos por meio eletrônico, digitados em formato compatível com Word, atentando-se ao tamanho máximo do arquivo 2,0 MB, em idioma português, inglês ou espanhol em folha de 18,5 x 26,5 cm com margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,00 cm, fonte Times New Roman 12, com espaçamento simples, com número mínimo de 12 (doze) e máximo de 20 (vinte) páginas, incluindo tabelas, gráficos, ilustrações, anexos e apêndices (quando houver), de acordo com o template;
2.2 Os Trabalhos Completos deverão conter, obrigatoriamente, Título, Resumo (máximo 250 palavras) e Palavras chaves (de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula) na língua original e traduzido para o português e o inglês, se essas não forem a língua original, além de Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais ou Conclusão e Referências bibliográficas. A subdivisão interna do texto é de critério dos autores, de acordo com o template;
2.3 Nos casos em que o Trabalho Completo for selecionado para a Revista Presença Geográfica (RPGeo), este será submetido à apreciação do Conselho Consultivo da Revista (revisão e aprovação por pares), que acatará ou não a publicação. Cada artigo será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada, sendo ao menos um vinculado a uma instituição externa. Em caso de desacordo, o original será enviado para uma terceira avaliação. O processo de avaliação por pares é um procedimento sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores, por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a identificação de autoria do artigo submetido. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é sempre dos editores, aos quais é reservado o direito de efetuar os ajustes que julgarem necessários. Na detecção de problemas de redação e/ou plágios, identificados com apoio dos softwares CopySpider e Plagius, conforme a política de ética da RPGeo, o manuscrito será devolvido aos autores para as alterações devidas. O trabalho reformulado deve retornar no prazo máximo determinado na comunicação entre editor e autor.
3.1 Logo após a submissão dos trabalhos, os/as autores/autoras deverão indicar o Eixo a que o trabalho está sendo submetido. Com isso, dentro do Campo do sistema indicado para submissão dos trabalhos serão inseridos: o trabalho propriamente dito e a indicação de um dos seguintes eixos da forma como listado a seguir:
Eixo 1 - Gestão e Governança de Recursos Hídricos |
Eixo 2 - Conflitos pelo uso da água: problemas ambientais no campo e na cidade; |
Eixo 3 - Teoria e métodos de pesquisa em Recursos Hídricos (teoria/métodos/procedimentos de pesquisa que possam contribuir com a gestão). |
Eixo 4 - Educação Ambiental e Sustentabilidade: Ações governamentais, ONGs e Diálogos entre os povos da (na) Amazônia; |
Eixo 5 - Saneamento e Recursos Hídricos; |
Eixo 6 - Gestão Fluvial: Contribuições dos Rios para a Gestão dos Recursos Hídricos |
Eixo 7 - Caracterização qualitativa e quantitativa das águas superficiais e subterrâneas |
Eixo 8 - Gênero e Cultura: Apontamentos para o planejamento da gestão hídrica |
Eixo 9 - Tópicos especiais em Recursos Hídricos (produções relativas aos Recursos Hídricos que não se encaixem nos eixos anteriores); |
3.2 Não haverá, por parte da Comissão Organizadora do Evento, qualquer revisão na escrita, na normalização ou na formatação do texto para a sua publicação nos Anais do evento (E-book), ficando os/as autores(as) responsáveis pelo conteúdo e apresentação do texto;
3.3 Todos os trabalhos serão avaliados pela Comissão de Pareceristas do Evento (avaliação às cegas por pares);
3.4 Os trabalhos aprovados receberão instruções em momento oportuno, referente ao modelo final a ser submetido e a organização das apresentações;
3.5 Autores/Autoras que submetem trabalho no Evento se responsabilizam pelos direitos autorais sobre o trabalho, permitindo a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho por meio da publicação no site deste evento;
3.6 Trabalhos com financiamento de alguma agência de fomento deverão inserir tal informação em campo específico do sistema, no ato da submissão.
4.1 Os eixos temáticos estão descritos na página do evento https://simposiohidrico.unir.br/;
4.2 Leia atentamente as ementas dos Eixos e defina um deles para a submissão de sua proposta;
4.3 É possível que seu trabalho se encaixe em mais de um eixo, entretanto opte por apenas um.
Datas Importantes
Obs: Em breve serão disponibilizados os modelos e instruções para as apresentações. Clique aqui para acessar as instruções para as apresentações.